PeA

Mayra Andrade - Afeto

Afeto - Mayra Andrade






Se o vídeo não estiver disponível clica aqui para abrir o You Tube ...


... e depois volta a esta página para fazer o exercício


----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

Este exercício é composto por duas partes: I e II. Utiliza o navegador abaixo para navegar entres as partes.

Parte I  

A. COMPREENSÃO ORAL

Enquanto ouves a canção, escreve a palavra certa para os espaços em branco. Se precisares de ajuda, clica no ponto de interrogação [?] e escolhe a palavra certa entre as  três apresentadas. No fim, clica em “Verificar respostas”. Se alguma opção estiver errada, corrige e volta a verificar. O exercício está terminado quando todas as caixas tiverem desaparecido.

NOTA: Se recorreres à ajuda, haverá uma pequena penalização na classificação final.

Não sei bem o que
Nem sei como te
Cada vez que me chegas me sinto mais longe de
Teu pudor foi transmitido
E será neutralizado
Teu pudor foi transmitido

Não importa o quanto faça
Pouco importa a do ouro
Na corrida ao teu afeto
A medalha sempre é bronze
Sou órfã da tua ternura

Muito me salta à
Quando chegas reta e firme
Que pouco posso fazer para te fazer ?
Teu pudor foi transmitido
E será neutralizado
Teu pudor foi transmitido

Se soubesses
De vez em quando
E aos recantos imperfeitos
Com menos rigor apontar
Quem seria eu?
Sou órfã da tua ternura

Quando estamos tu e eu
E ao meu lado
Um oceano nos separa
Mas tu não sabes de nada
A canção que se repete
A tristeza que me

O amor foi recebido
Apesar do que tu calas
O amor foi recebido
Apesar do que tu calas

Este exercício é composto por duas partes: I e II. Utiliza o navegador abaixo para navegar entres as partes.

parte II  

B. COMPREENSÃO ESCRITA

Clica na seta e escolhe a palavra certa para cada espaço. No fim verifica as respostas.

Mayra Andrade

Cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade nasceu em 1985, em Cuba. Vivendo uma infância com constantes migrações por força da atividade diplomática do pai, fixou-se em Paris a de 2003. Despontou para a carreira artística quando, com apenas 16 anos, ganhou a medalha de ouro dos Jogos da Francofonia de 2001, no Canadá, interpretando uma canção do seu país, em crioulo. Desde essa mediática internacional, o percurso de Mayra Andrade não mais se desligou da música, coisa que trazia no sangue desde a infância e que, empurrada pela exposição do festival, a levaria a decidir-se definitivamente pela aposta na música. Anunciada com grande destaque nos principais palcos cabo-verdianos e lisboetas, consegue atuações lotadas e a crítica. Depois de se fixar em Paris, começa a atuar nas pequenas salas parisienses, solidificando a imagem de uma intérprete importante e que, gradualmente, viria a ganhar estatuto suficiente para justificar a sua integração nos programas dos grandes festivais de verão, em França. Partilhando palcos com gente como Cesária Évora, Lenine, Chico Buarque, Bau, Caetano Veloso, Ismael Lo, Ernesto Puentes e, mais recentemente, Charles Aznavour (com quem cantou um dueto no disco Insolitment Votre (2005)), Mayra estabeleceu-se como uma das vozes mais relevantes da geração de músicos cabo-verdianos.
O primeiro registo discográfico foi o corolário natural da trajetória de Mayra Andrade. Editado no mercado francês em 2006, e merecendo posterior difusão noutros países, entre os quais , o álbum trazia uma mistura de influências culturais, vincadamente dominadas pelo embalo da música crioula, mas cruzando referências com sons do Brasil ou da urbanidade do jazz parisiense. Colhendo rasgados elogios da crítica especializada, o disco confirmaria as melhores expectativas que o percurso da cantora suscitara, mostrando uma intérprete consciente do potencial da sua e, ainda que moldada pelo urbanismo da vivência parisiense com a francofonia, não perdendo de vista a insularidade bem típica de Cabo Verde. Orlando Pantera, compositor-revelação da nova leva da música crioula, falecido em 2001, tinha colaborado em algumas das canções do alinhamento.

https://www.infopedia.pt/$mayra-andrade (acedido em 13/5/2018)

Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: