PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul ( Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 27

Timor Leste - Terra de esperança


O período entre o século XV e o início do século XVII é designado como período dos descobrimentos. No século XVI, ________(1) portugueses estabeleceram relações comerciais com a ilha de Timor e, em seguida, colonizaram-na.

Timor-Leste, durante quatro séculos e meio foi designado por Timor Português. Ainda sob o Governo Português a ilha foi invadida pelos japoneses em 1942 mas foi retomada de novo, pelo governo da colónia, em 1945 depois ________(2) segunda Guerra Mundial. Em 28 de novembro de 1975 Timor-Leste declarou a ________(3) independência de Portugal mas, nessa altura, foi invadido pela Indonésia. Em 1976, o país foi anexado à Indonésia como a província de Timor-Timur que quer dizer Timor-Leste. Durante a ocupação da Indonésia o povo timorense sofreu bastante. Em 1999, sob um referendo apoiado ________(4) Nações Unidas, boa parte da população de Timor-Leste optou por ser independente da Indonésia. Isso gerou grande violência e, em 2002, Timor-Leste tornou-se um país reconhecido mundialmente.

Timor-Leste tem uma temperatura média anual superior a 21 graus centígrados. O país pode incluir-se nas zonas de climas quentes de tipo intertropical com monções. No entanto, o clima é muito variável de região para região. No litoral é quente e húmido. Na zona central o clima é mais frio de forma acentuada nas regiões de alta montanha.

O ambiente natural de Timor-Leste ainda se encontra inexplorado com níveis de poluição quase inexistentes. A imensa fauna natural terrestre (principalmente, crocodilos, veados, javalis, cavalos e aves) pode, também, potenciar o desenvolvimento turístico desde que as espécies sejam devidamente protegidas em reservas ou parques naturais. O país tem, ainda, todo um ambiente subaquático em estado selvagem que poderá constituir um importante atrativo turístico.

Sobre a alimentação, posso dizer que nos meios rurais se mantêm, ainda, os regimes dietéticos tradicionais. O milho e o arroz são os principais alimentos. O milho, sendo consumido em proporções abundantes, pode comer-se cozido ou inteiro (batar-dan), assado em espigas ou pilado. Os alimentos complementares são o peixe e a carne. São muito apreciados os condimentos e a conservas. Da seiva das palmeiras o timorense fabrica as suas bebidas preferidas: o tua-mutin e o tua-sabo.

Ainda que seja um país pequeno, com menos de dois milhões de população, em Timor-Leste falam-se vários dialetos designadamente o Tétum que serve de língua franca.  Tétum é a língua oficial do país juntamente com o português. Visível e significativo é o número daqueles que falam o português.

Timor tem todo um património cultural e histórico muito ligado ao seu passado de guerra e de luta pela independência. ________(5) situação pode motivar os portugueses, indonésios e australianos, bem como ex-funcionários das Nações Unidas, a visitar o país agora que este se encontra num contexto de paz que se espera que permaneça no futuro.

Nota: texto e foto gentilmente cedidos por Fernão Ximenes – aluno timorense a estudar na Universidade Católica em Lisboa.

----------
©Leonida Milhões/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.




B. Clica na sela e escolhe a resposta adequada à pergunta.
1. Qual é, no texto, o período designado por período dos descobrimentos?
2. Durante quatro séculos como foi designado Timor?
3. Quem apoiou, em 1999, o referendo feito em Timor?
4. Segundo o texto, de quantos graus é a temperatura média deste país?
5. A sua imensa fauna é composta por:
6. De acordo com o autor os principais alimentos das zonas rurais são:
7. Em Timor a língua franca é o:

8. Analisa a lista de nove hipóteses e indica o antónimo (palavra com o sentido oposto) adequado para cada uma das oito palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto)

a) velho -
b) inferior -
c) má -
d) frios -
e) invariável -
f) seco -
g) baixa -
h) guerra -





C. Escreve a palavra certa.
1. Lê a definição da palavra, descobre-a no último parágrafo do texto e regista-a na grelha.
Palavra Definição
Luta à mão armada entre nações ou partidos; campanha; arte militar; oposição; concorrência…
Combate entre dois indivíduos; braço a braço; peleja; contenda; debate…
Estado de um país que não está em guerra; silêncio; sossego; boa harmonia; conciliação…
O tempo que há de vir; o provir; o destino…






Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: