PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO A

Salvou raposa e ganhou companhia diária ao jantar numa aldeia de Bragança

Um habitante de uma aldeia de Bragança ganhou uma companhia para jantar depois de ter salvado uma raposa que agora ________(1) visita todos os dias em casa para comer e regressa à vida selvagem depois do repasto.


Fernando Almeida tem partilhado fotos e vídeos nas redes sociais ________(2) inesperada relação com o animal selvagem que já lhe entra literalmente em casa, lhe come ________(3) mão e até partilha o comedouro com ________(4) animais domésticos, como dois gatos.

Fernando vive junto à estrada na aldeia de Oleiros, perto da cidade de Bragança, e contou à Lusa que a história desta relação começou em novembro, quando ia a conduzir e viu uma raposa prostrada na estrada.

Desconfia que "deve ter levado alguma pancada de algum carro, porque não tinha ferimentos visíveis, devia estar maçada".

Levou o animal para casa e deu-lhe de comer "durante quatro ou cinco dias, até que ________(5) boa, começou a andar e foi-se embora".

"De repente, desapareceu para aí uns 15 dias", contou, e esteve desaparecida até que, uma noite, Fernando Almeida estava a ver um filme na cozinha e levou um susto ao ver um vulto na janela onde costuma pôr comida aos gatos.

Afinal era a raposa que tinha regressado e, a partir daí, volta todos os dias à hora de jantar e não vai embora até Fernando lhe dar de comer.

"Parece que conhece o barulho da carrinha. Quando chego, aparece ela", enfatizou, em relação à pontualidade do animal quando Fernando chega a casa depois do dia de trabalho.

A raposa come, "está por ali e depois desaparece até ao outro dia".

A proximidade entre ambos permite até que o animal coma da mão deste homem, que já levou uma mordidela desculpada pela voracidade com que a raposa se atira ao alimento.

Fernando contou à Lusa que passou a comprar carne propositadamente ou recolhe as chamadas aparas dos talhos para a raposa. "Ela é maluquinha por frango", diz.

Fonte: www.jn.pt/local/noticias (18/02/2021), com pequenos ajustamentos.
Nota: Bragança é uma cidade muito antiga do norte de Portugal.


TEXTO B

Quer ser um verdadeiro amigo da natureza e dos animais selvagens?

1. Se encontrar um animal selvagem ferido, com cuidado, dê-lhe a assistência possível.

2. Contacte as autoridades do país onde está e/ou as entidades competentes para procederem à recolha do animal e o encaminharem para os centros de recuperação de animais selvagens.

3. Não alimente os animais selvagens. Além de poder prejudicar a sua saúde, desmotiva-os de procurarem os alimentos pelos seus próprios meios, uma vez que a comida dada pelo ser humano, não exige esforço. Por outro lado, o animal habitua-se à presença humana e, sentindo-se à vontade, deixa de ser naturalmente cauteloso e põe a sua segurança em risco.

4. Em nenhuma circunstância deve manter um animal selvagem em cativeiro.

Fonte: Compilação de informações de diversas organizações de conservação da natureza e do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (organismo do Estado português).

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.




B. Clica sobre a resposta adequada à pergunta.
1. Onde vive Fernando Almeida?
2. Fernando Almeida encontrou a raposa caída na estrada. O que é que ele acha que aconteceu?
3. Durante quanto tempo é que ele tratou da raposa?
4. Depois de tratada a raposa voltou para o meio selvagem, mas acabou por regressar à casa de Fernando Almeida. Ao fim de quanto tempo é que ela regressou?
5. Em que parte do dia é que a raposa visita a casa de Fernando Almeida?
6. A raposa dorme na casa do seu amigo?
7. Como se alimenta a raposa?
8. A raposa gosta de frango?
9. Na data em que a notícia do texto A foi escrita, há quanto tempo é que Fernando Almeida tinha encontrado a raposa?
10. Que procedimentos indicados no texto B foram seguidos pelo Sr. Fernando?

11. Analisa a lista de nove hipóteses e indica o sinónimo (palavra com o mesmo sentido) adequado para cada uma das sete palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto A)

a) viu -
b) Levou -
c) boa -
d) levou -
e) regressado -
f) conhece -
g) desculpada -





C. Escreve a palavra certa.
1. Lê a definição da palavra, descobre-a no último parágrafo do texto e regista-a na grelha.
Palavra Definição
De forma intencional; de propósito.
Fonte da definição: Dicionário Infopédia.





Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: