PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 25



TEXTO A

________(1) quem diga que se pode comer ovos ________(2) os dias, há quem não recomende mais do que três por semana e ainda há quem diga que não há limites no consumo.

Sendo o ovo um alimento que passou de péssimo a excelente, são muitas as teorias que pairam e muitas as teses que se escrevem diariamente (e popularmente) acerca do ________(3) consumo. Mas, olhando para evidências científicas, afinal quantos ovos podemos comer por semana?

Em 2003, era recomendado um consumo moderado deste alimento de origem animal pelo impacto nocivo que exercia no colesterol. Em 2010, a teoria manteve-se e os ovos – especialmente a gema – continuaram a ser olhados com desconfiança. Nestas duas datas, a ideia de que o consumo elevado de ovos era prejudicial para a saúde foi sustentada por duas investigações ________(4): a primeira realizada no Hospital Universitário Puerta del Sur (Espanha) e a segunda ________(5) Universidade de Connecticut (Estados Unidos).

Mas tudo mudou este ano. 2016 deu origem a uma espécie de revolução dos ovos, em que nem a clara nem a gema foram declaradas culpadas. A 7 de janeiro deste ano, as novas orientações dietéticas dos Estados Unidos – e as que estão na origem de tantas outras pelo mundo – consideram os ovos como amigos da saúde e deitaram por terra as teorias acerca do possível risco cardiovascular e de diabetes causado por este alimento.

Afinal, quantos ovos podemos mesmo comer por semana?

Ora, salvo algum tipo de impedimento por recomendação médica, podemos comer tantos ovos quanto quisermos. Pelo menos é assim em Espanha, país em que este alimento passou a figurar na pirâmide alimentar lado a lado com os que são de consumo diário.

Por cá é idêntico. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal, os ovos (tal como a carne, o pescado e os laticínios) são “as fontes proteicas de excelência da nossa alimentação, sendo fornecedores de proteínas completas – fornecem todos os aminoácidos essenciais”.

“Segundo as recomendações da Roda dos Alimentos, o consumo diário de carne, pescado ou ovos deve variar entre 45 a 135g. Para as crianças de 1 a 3 anos recomenda-se o limite mínimo (45g) e para homens ativos e/ou rapazes adolescentes o limite máximo (135g). Para a população em geral, a quantidade de carne, pescado ou ovos recomendada é de 90g por dia”, lê-se no site Alimentação Inteligente do Organismo.

Ainda de acordo com a DGS – e para que não restem dúvidas quanto a não impacto do ovo no colesterol – “o colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo. É ainda fonte de 18 importantes vitaminas e minerais para o adequado funcionamento de diversos processos celulares no organismo”.

De qualquer modo e antes de entrar em aventuras, é importante aconselhar-se junto do seu médico ou nutricionista para saber qual o consumo de ovos mais adequado a si.

Fonte: noticiasaominuto.com (08/05/16), com pequenas adaptações.

 

TEXTO B

Os ovos são um alimento muito rico do ponto de vista nutricional. Têm um valor energético moderado, são ricos em proteínas de grande qualidade e contêm apenas 2,7g de gordura saturada por 100g.

O colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo.

Além do seu valor nutricional, os ovos são de baixo custo, saborosos e apresentam grande versatilidade culinária, podendo ser incorporados diversos pratos. Devemos apenas ter o cuidado de os conservar corretamente no frigorífico e manuseá-los com cuidado. É importante lavar bem as mãos e os utensílios, antes e depois de contactar com os ovos, para evitar qualquer contaminação.

 

Fonte: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/ovos (27/02/2021), com ligeiras adaptações.

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

2. Lê o texto A com atenção e escolhe o título mais adequado.


NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. e 2. antes de passares às outras perguntas.



B. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Em 2003, dizia-se que os ovos eram maus para os níveis de colesterol. E em 2010?
2. Relê esta frase do parágrafo 4 do texto A: “Mas tudo mudou este ano." De que ano se está a falar?
3. O que é verdade em relação ao consumo de ovos?
4. Segundo o texto A, em que país(es) os ovos passaram a ser considerados como um alimento saudável?
5. No texto A, para a Direção-Geral de Saúde, o consumo de ovos em relação ao consumo de carne e peixe:
6. Que quantidade de carne, peixe ou ovos deve consumir por dia uma criança de dois anos?
7. Segundo o último parágrafo do texto A, que quantidade de ovos podemos consumir?
8. No texto A, de 2016, diz-se que, de acordo com a DGS, o colesterol presente no ovo influencia pouco os níveis de colesterol no sangue. A ideia presente no texto B, de 2021, da DGS:


C. Retira do texto B  o antónimo (palavra com o sentido oposto) de cada palavra a seguir indicada e escreve-a no respetivo espaço.

a) pouco:
b) pobre:
c) ausente:
d) alto:
e insípidos:
f) pequena:






Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: