PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 24

Ao Encontro do ________(1) da Guiné-Bissau




O Carnaval guineense, apropriado plenamente pela população e cuja principal representação ocorre na capital do país, revela mais o “desejo de” do que o “descontentamento com”, apesar desta última componente também estar presente. ________(2) festividade complexa e composta por várias camadas performativas, que junta num só́ lugar toda a gama de manifestações culturais, por um lado, características de diversos grupos étnicos e, por outro, um imaginário concebido por todos, independentemente das referências étnicas, que se expressa através ________(3) máscaras criadas pelos grupos especialmente para esta ocasião.  Em cada ano é escolhido um tema que serve como ponto de partida para a criatividade carnavalesca. A temática levanta importantes questões sociais e culturais, conduzindo – desta forma indireta – a uma reflexão espontânea, ao longo de todo o período preparativo, sobre as questões ligadas com o tema.

Estes dois fatores – os  ________(4) temáticos e a presença de representações de todo o território da Guiné-Bissau – definem a identidade do evento que, em vez de virar o mundo ao avesso, constrói, simbolicamente, um mundo unido e melhor, expresso em vários momentos dos festejos, especialmente visível durante os desfiles que decorrem nas avenidas da capital. O concurso para o melhor grupo transforma o processo de fabrico de máscaras e adereços num momento de criação, em que a arte ocupa um lugar de destaque.

A produção artesanal de máscaras ________(5) é um dos mais peculiares e simbólicos saberes populares da tradição urbana guineense. Constitui um espaço de criatividade e inventividade muito rico, ligado às tradições culturais e à crítica social, mantendo um forte elo de afirmação identitária. As máscaras ganham corpo no Nturudu (entrudo), enquanto ator e sujeito de uma complexa expressividade manifestada, também, através de trajes, danças, canções e coreografias únicas, que fazem do carnaval guineense uma das manifestações populares mais singulares.

Como forma de dar visibilidade a este património cultural e iniciar o processo de salvaguarda, memorialização, valorização e promoção destas criações, cerca de 70 máscaras, concebidas e produzidas pelo Agrupamento Cultural Chão de Papel Varela, um dos grupos mais importantes da tradição carnavalesca de Bissau, estarão em exposição ao longo dos próximos meses. Numa primeira fase, a exposição estará́ patente em Bissau nos vários centros culturais, depois no interior e, mais tarde, fora do país, apresentando esta manifestação cultural a um vasto público internacional. Este será o passo para a concretização do Museu da Arte do Entrudo Guineense.

Magdalena Bialoborska | antropóloga & Miguel de Barros | sociólogo

 

Fontes:  15 Abril 2019, Nturudo, Palcos, Carnaval e Guiné-Bissau (com adaptações),
----------
©Maria Fernanda Cardoso Antunes/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



B. De acordo com a informação do texto completa as seguintes frases.

1. O Carnaval guineense representa:
2. O ponto de partida para a preparação das festividades carnavalescas é a escolha de:
3. A temática do desfile tem como objetivo:
4. Os desfiles e a presença de representações de todo o país constroem simbolicamente:
5. Com a produção artesanal das máscaras dá-se visibilidade:
6. Para além da beleza e criatividades das máscaras também fazem parte dos festejos os:
7. O Agrupamento Cultural Chão de Papel Varela organizou uma que estará patente primeiro em Bissau depois no interior do país e seguidamente fora do país.



C. Lê atentamente a definição, descobre a palavra definida no primeiro parágrafo do texto e escreve-a na grelha.

Palavra Definição
De difícil compreensão; que não é simples; complicado.
Fonte da definição: Dicionário Infopédia.


D. Lê atentamente as palavras e, assinala o círculo que correspondente à forma como se pronuncia a letra x em cada palavra.

 (Clica aqui para consultares o dicionário de dificuldades da Língua Portuguesa de A…a Z, nesta plataforma.)
Nota: Quando tiveres completado a tabela, clica no botão "Verificar as respostas deste grupo". As palavras identificadas com a pronúncia certa ficam com fundo verde e as erradas com vermelho. Esta parte do exercício fica terminada quando todas as palavras estiverem com fundo verde.

N
ch ss eich z ks
1. Complexa




2. Expressão




3. Anexo




4. Exposição




5. Próxima




6. Exame




7. Paixão









Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: