PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 23

Na Guiné-Bissau as crianças têm uma ________(1) oportunidade e ela chama-se Netos de Bandim



Criado há quase 18 anos, coordenado por Ector Diogenes Cassamá, o grupo de danças tradicionais guineense Netos de Bandim procura ajudar as crianças que vivem em situação de ________(2) ou risco de exclusão social, dando-lhes a oportunidade de terminarem os estudos e terem um futuro melhor. Este verãos atuaram em várias zonas de Portugal.

 Izária Mário Sá tem 27 anos, está há 15 nos Netos de Bandim e é uma das suas coreógrafas. "Eu comecei a dançar no grupo com 12 anos. Na altura vendia na rua, amendoins, com a minha mãe. O Ector andava a fazer um recenseamento no bairro e a minha mãe disse que tinha uma ________(3) que gostava muito de dançar. E assim foi. Nunca mais parei", conta, sorrindo, apesar do cansaço gerado pelo acumular de várias atuações e do compasso de espera para entrar em palco.

Para chegar às coreografias, Izária e outros membros deslocam-se a várias partes da Guiné-Bissau, como Gabu ou Orango, assistem nas localidades às danças tradicionais das várias etnias e alusivas até a diferentes épocas do ano. "Há umas danças que são danças da época das chuvas e outras que são da época da colheita do arroz" Ela fotografa, filma, tira ideias, depois volta, mistura um bocadinho de tudo e, voilà, o repertório nasce. "Temos várias danças, como o kussundé, que é da etnia balanta", refere para exemplificar, explicando, mais tarde, quando as bailarinas já estão trajadas, que as que têm saias de palha são inspiradas nas roupas da etnia bijagó e as que têm adereços de cores vivas são inspiradas na etnia felupe.

No grupo há mais mulheres do que homens, refere a coreógrafa, notando que os jovens do sexo masculino são mais introvertidos, mais tímidos, quando toca a dançar. Alguns dão mais para a percussão. E como se ensaiam pessoas com idades tão díspares como cinco anos ou 50 tal para que, no final, tudo bata certo? "Os mais pequenos são muito irrequietos. Explico-lhes por partes. Eles vão imitando. Até chegarmos lá. Tenho muita paciência. Caso contrário não conseguia".

Igualmente focada, tal como todos os outros intervenientes desta reportagem, está Carla Helena Fonta. Também natural do bairro de Bandim, que além do mercado e do porto de pesca tem também o Estádio Nacional 24 de setembro, esta jovem de 24 anos é uma das responsáveis pelos trabalhos de teatro dos Netos de Bandim.
Fonte: (Excerto do texto de Patrícia Viegas.19 agosto 2018 in Diário de Notícias)
----------
©Maria Fernanda Antunes/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



B. De acordo com a informação do texto completa as seguintes frases.

1. Qual a palavra do texto que nos diz que o grupo de danças tradicionais guineense atuou, mais do que uma vez em Portugal?
2. Para fazer as coreografias o grupo desloca-se a várias partes da Guiné-Bissau para: .
3. As danças apresentadas pelo grupo representam:
4. No texto é referido que no grupo de dança há mais mulheres do que homens. Na sua opinião isso acontece porque os homens são:
5. Na opinião da coreografa os homens gostam mais da atividade de:
6. A jovem Carla Helena Fonta é uma das responsáveis pelo grupo de


C. Escolhe, da lista de 3 palavras, o pronome pessoal que se adequa a cada situação.

1. comecei a dançar no grupo com 12 anos.
2. começou a dançar no grupo com 12 anos.
3. começamos a dançar no grupo com 12 anos.
4. começaram a dançar no grupo com 12 anos.





Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: