PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 22

Utilidades ________(1) da casca da banana

Sim, além da banana ser um fruto delicioso e saudável - há ainda mais motivos para não se privar desta fruta.


Banana21.png

Um artigo surpreendente publicado no site Life Hacker, revelou as mil e uma ________(2) da casca de banana. Portanto, antes de a deitar fora – porque acredita que não passa de lixo – descubra alguns dos seus possíveis usos.

Alívio da comichão - De acordo com o portal Yahoo, a casca ________(3) banana pode ser utilizada para aliviar a comichão provocada por picadas de insetos ou por contacto com plantas tóxicas. Esfregar a casca sobre a área afetada faz com que a hidratação ajude a diminuir a irritação da pele.

Graxa para calçado - A casca de banana também pode ser ________(4) para engraxar sapatos. Esta é rica em potássio, um composto que, além de evitar que sofra com cãibras, também está presente na composição das graxas ________(5) sapatos disponíveis no mercado. Além disso, também pode ser usada para dar brilho a talheres e eliminar o pó das folhas das plantas que tenha em casa.

Remove de farpas - Sabia que também é possível usar a casca da banana para remover farpas da pele? Segundo o site Natural Family Online, basta dar umas pequenas pancadas com a casca sobre o local afetado. As enzimas presentes na sua composição ajudam a deslocar a farpa, além de promoverem a cicatrização da ferida.

Adubo - O alto conteúdo de potássio presente na banana faz com que a fruta se torne num excelente fertilizante. O site eHow ensina que basta enterrar a casca próximo da raiz das plantas para que estas floresçam em abundância.

Atenua a aparência manchas e de cicatrizes - A casca da banana pode ajudar ainda a diminuir a irritação, o inchaço e a inflamação da pele. Também pode usar-se como tratamento caseiro contra manchas. O potássio e os antioxidantes da casca auxiliam a reduzir a visibilidade de cicatrizes desagradáveis. Esfregue a parte de dentro da casca da banana para a frente e para trás na cicatriz para permitir que a pele ao redor receba os nutrientes da casca. É necessário deixar que a humidade da casca seque na pele da cicatriz.                          

fonte:https://www.noticiasaominuto.com, 16/9/19 (texto adaptado)
----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1.
Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Quantas utilidades para a casca de banana são apresentadas no texto?
3. Indique todos os componentes benéficos da casca de banana que o texto refere.
4. Se esfregarmos uma cicatriz com casca de banana, segundo o texto, o que vai acontecer?

5. Analisa a lista de 12 hipóteses e indica o sinónimo (palavra com o mesmo sentido) adequado para cada uma das nove palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. motivos -
b. utilizada -
c. provocada -
d. área -
e. remover -
f. excelente -
g. próximo -
h. alto -
i. reduzir -


6. Léxico: fermento da imaginação, alimento da comunicação!
Partindo de cada verbo no infinitivo, inspira-te no exemplo. Clica na seta para baixo e escolhe a palavra certa entre as três apresentadas.

/ Verbo noNome (substantivo) Adjetivo
Infinitivo presente do indicativo pretérito perfeito do indicativo
1 2 3 4 5
Ex. casar eu caso você casou casamento casado
a. surpreender o Zé tu
b. fertilizar eu nós
c. necessitar você eu

Presente do indicativo: hoje, agora, neste momento, atualmente.
Pretérito perfeito do indicativo: ontem, há uma semana, há um ano.
Você corresponde à 3.ª pessoa do singular (ele). Ele canta/Você canta.
Vocês corresponde à 3.ª pessoa do plural (eles). Eles cantam/Vocês cantam.



Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: