PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 20

Cinco razões para comer ________(1) banana antes de ir dormir
Comer banana antes se deitar pode ser extremamente benéfico para ter uma boa noite de sono e para a saúde em geral.


Banana01.png

Ingerir uma banana ________(2) de ir para a cama pode resolver mais do que um problema ao mesmo tempo, como sugere a publicação especializada Medical Daily. Desde as insónias à vontade de comer ________(3) coisa (sobretudo doce e rica em carboidratos) antes do merecido descanso noturno, a banana é um alimento considerado ________(4) muitos especialistas em nutrição como ideal para um último snack. O importante é não consumir a fruta imediatamente antes de dormir e dar ao corpo alguns minutos para digerir e absorver os nutrientes.

Potássio - O potássio trabalha em harmonia com o magnésio para promover uma noite de sono tranquila, ao relaxar músculos e nervos, regular a pressão arterial e promover uma digestão saudável.

O défice de potássio no organismo pode provocar fadiga, cãibras e batimentos cardíacos irregulares e esta fruta é um dos alimentos que apresenta os níveis mais ________(5) deste nutriente.

Triptofano - A banana é rica em triptofano, sendo que este é o agente principal na ação de regular o sono. O aminoácido, apesar de ser vendido como suplemento das mais variadas formas, está presente em muitas frutas e vegetais, como é o caso da banana.

O corpo humano utiliza o triptofano na produção de hormonas como a serotonina e a melatonina que, por sua vez, possuem papéis fundamentais na regulação de diferentes funções do organismo. A serotonina é essencial no controlo das emoções e a melatonina auxilia no controlo do ritmo circadiano, ou seja, do relógio biológico, que regula os ciclos de sono, a temperatura corporal e a libertação das hormonas. A carência de triptofano pode causar insónias e até depressão.

Contraria a vontade de ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono - A fruta pode e deve ser consumida quando se sente tentado a saborear um docinho rico em carboidratos, repleto de açúcar e altamente calórico antes de ir dormir.

A banana é doce, porém, ao mesmo tempo, é saudável, fornecendo fibras, vitaminas e minerais que não estão presentes em outras opções.

É ideal para combater a azia - Quem sofre de azia, sobretudo à noite, costuma ter mais dificuldade em adormecer, já que há algum desconforto. Se já tentou de tudo para ultrapassar a condição, há uma solução bem mais rápida e eficaz: comer uma banana depois do jantar. Esta fruta contém um antiácido natural capaz de aliviar os sintomas.

Aumenta a massa muscular - Durante o sono dá-se um aumento da libertação da hormona do crescimento e da sintese proteica. Por isso, é essencial ter uma boa noite de sono para conseguirmos recuperar do esforço dos músculos e aumentar da massa muscular.

Comer uma banana com manteiga de amendoim como snack à noite pode favorecer o ganho de massa muscular por várias razões. Não só vai ajudar a dormir melhor, por aumento dos níveis de serotonina, como a vitamina B6, presente na banana, desempenha um papel importante para a síntese proteica.     

www.noticiasaominuto.com (25/10/2019)
NOTA: A manteiga de amendoim é conhecida na Guiné-Bissau com “mancarra ralada”.

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.




B. Analisa cada afirmação. Se o texto a confirmar, marca “VERDADEIRO”e, se a desmentir, assinala “FALSO” .
  1. 1) Devemos comer uma banana imediatamente antes de irmos dormir.
    1.   
    2.   

  2. 2) A falta de potássio é prejudicial para o coração.
    1.   
    2.   

  3. 3) O triptofano pode causar insónias.
    1.   
    2.   

  4. 4) Comer uma banana diminui a vontade de consumir doces.
    1.   
    2.   

  5. 5) A banana provoca azia.
    1.   
    2.   

  6. 6) No texto afirma-se que a manteiga de amendoim contém vitamina B6.
    1.   
    2.   


C. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1. Quais os componentes da banana que facilitam a digestão?
2. Nas alíneas a seguir apresentadas, estão palavras retiradas do título e primeiro parágrafo. Qual a alínea que apresenta as trĂȘs palavras com valor mais positivo dentro do texto?

3. Analisa a lista de 12 hipóteses e indica o sinónimo (palavra com o mesmo sentido) adequado para cada uma das nove palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. extremamente -
b. ingerir -
c. importante -
d. fadiga -
e. variadas -
f. utiliza -
g. possuem -
h. causar -
i. favorecer -




D. Léxico: fermento da imaginação, alimento da comunicação!
1. Partindo de cada verbo no infinitivo, inspira-te no exemplo. Clica na seta para baixo e escolhe a palavra certa entre as três apresentadas.

/ Verbo noNome (substantivo) Adjetivo
Infinitivo presente do indicativo pretérito perfeito do indicativo
1 2 3 4 5
Ex. casar eu caso você casou casamento casado
a. beneficiar eu ele
b. sugerir tu você
c. diferenciar eles nós

Presente do indicativo: hoje, agora, neste momento, atualmente.
Pretérito perfeito do indicativo: ontem, há uma semana, há um ano.
Você corresponde à 3.ª pessoa do singular (ele). Ele canta/Você canta.
Vocês corresponde à 3.ª pessoa do plural (eles). Eles cantam/Vocês cantam.




Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: