TEXTO 17

PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 17

Sporting ________(1) escapar Ansu Fati, a nova estrela do Barcelona

AnsuFati.jpg

É o fenómeno ________(2) momento à escala mundial. O nome de Ansu Fati já percorreu o globo, continente a continente, terra a terra, campo a campo, de adepto em adepto, desencadeando um incrível rasto de curiosidade e falatório de gente ilustre.

O mais fascinante é que Ansu Fati era um perfeito desconhecido do grande público até 24 de julho, quando ________(3) o primeiro contrato profissional com o Barcelona. E agora o mais sensacional: ________(4) desse dia, o pai do jogador, Bori Fati, esteve em Alcochete a procurar estabelecer a mudança de Ansu de La Masia para a famosa Academia do Sporting.

Só não gostou do que foi proposto, recebendo depois do esforço de uma viagem e de uma conversa a garantia que o filho só iria caber nos juvenis, quando o Barcelona o dava como certo ________(5) equipa B.

"Fui contactado por um amigo ligado ao Sporting, o Rui Casteleiro, para colocar lá o Ansu. Ele foi até hoje a única pessoa em Portugal que se mexeu a sério. Vim a Alcochete no verão para perceber essa possibilidade, sentei-me com um dirigente. Era para ser o Vidigal, acabou por não ser, mas depois fiquei meio de boca aberta quando me disse que o queriam inscrever nos juvenis. Ouvi-o 20 minutos. A minha reação foi de achar que estavam a brincar comigo. Disse-lhe que o Barcelona garantia a equipa B e que não fazia sentido ter vindo de propósito de Espanha, de avião, para ouvir esta proposta. Achei que era brincadeira. Fui embora e nunca mais se falou no Sporting", conta Bori Fati a A BOLA, deixando, porém, uma certeza.

"Naturalmente pouco depois surgiu a assinatura do contrato com o Barcelona, mas posso garantir que se o Sporting lhe tivesse dado uma boa posição, falado da equipa B, ficava em Portugal. O dinheiro nunca teria peso. Ele é juvenil mas com futebol maior. Quem falou comigo não percebeu isso. Eu paguei avião apenas para conhecer a cidade desportiva do clube", relata Bori Fati.           
www.abola.pt


----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1. Escolhe opção adequada para completar cada espaço do texto (à esquerda).

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Que palavra (apenas uma) do texto mostra a qualidade do jovem Ansu Fati?
3. O jogador não assinou pelo Sporting, porque:
4. Na opinião de Bori Fati, qual a única pessoa do Sporting que levou a sério a possível contratação?
5. Há uma informação importante sobre Ansu Fati que o texto não refere. Qual?
6. Que relação de parentesco há entre Ansu Fati e Bori Fati?
7. De que país viajou Boris Fati para ir a Portugal falar com os dirigentes do Sporting?

B. Analisa a lista de hipóteses e indica o antónimo (palavra com sentido contrário) adequado para cada palavra (sublinhada no texto).


a. perfeito -
b. primeiro -
c. recebendo -
d. possibilidade -
e. nunca -
f. maior -


Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: