PeA

Lê o texto e responde às perguntas de cada grupo. Clica na mensagem azul (Verificar…) e corrige as respostas com fundo vermelho. No fim do teste, clica em Avaliação Final
Bom trabalho!

TEXTO 16

Luke Aikins consegue feito histórico ao saltar 7,600 km sem para-quedas
O norte-americano Luke Aikins saltou o equivalente a 7,620 quilómetros sem para-quedas, numa queda que ________(1) quase dois minutos. O salto foi transmitido em direto pela FOX.


IMPORTANTE: Só deves ver o vídeo depois de responderes às perguntas todas!


Pela primeira vez na historia, um para-quedista saltou de um avião a 25 mil pés de altitude (o correspondente a 7,620 quilómetros) sem para-quedas. A proeza foi ________(2) este sábado por Luke Aikins, um norte-americano de 42 anos, com vinte e seis anos de experiência e 18 mil saltos na bagagem.

________(3) quase a levitar. É incrível”, afirmou o para-quedista à Fox, que transmitiu em direto o momento, numa das ________(4) reações depois do salto, que durou quase dois minutos. Luke Aikins terá chegado a atingir uma velocidade de 193 quilómetros por hora.

Luke caiu numa rede, tipo rede de arrastão usada na pesca, com um terço do tamanho de um campo de futebol, colocada a uma altura equivalente a um prédio de 20 andares, de forma a proporcionar uma queda segura ao norte-americano. Assistindo ao vídeo, lá de cima, a rede parecia mínima. Essa rede foi testada várias vezes com recurso a manequins de simulação.

O desafio foi lançado a Luke por um amigo ________(5) dois anos e o salto esteve a ser preparado durante 18 meses, segundo dão conta vários órgãos de comunicação.

A rede estava instalada em Simi Valley, no estado da Califórnia, onde o esperava a família, nomeadamente o filho e a mulher. Luke Aikins apressou-se a abraçá-la, mal pisou terreno firme.

Luke Aikins saltou com mais três para-quedistas, que usaram, porém, para-quedas. Um levava uma câmara, outro levava um mecanismo que libertava fumo, para que as pessoas no terreno pudessem acompanhar a descida e um terceiro levou uma botija de oxigénio para o caso de ser necessário.

Luke começou a saltar aos 16 anos e acumula no currículo 18 mil saltos, tendo já sido protagonista de várias acrobacias, inclusivamente no terceiro filme do Iron Man.

Mas a paixão pelos saltos já vem de família. O avo foi cofundador de uma escola de para-quedismo depois de servir na Segunda Guerra Mundial e o pai é dono da Skydive Kapowsin em Washington.

Além disso, Aikins é ainda conselheiro de segurança da Parachute Association United, onde dá treino de para-quedismo avançado às forças especiais militarizadas de elite.

Fonte: http://observador.pt, 31/07/2016 (com ligeiras adaptações)

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



B. Na tabela a seguir alinha as respostas com as perguntas.

Nota: O exercício consiste em colocar as respostas na sequência certa. Para fazeres isso, pega numa resposta qualquer e arrasta-a para a posição que te parece certa. Quanto tiveres terminado clica no botão no fim da tabela e receberás informação do que deves fazer a seguir.

Entrevista imaginária a Luke Aikins em 2016.


PERGUNTA RESPOSTA
1. Boa tarde, Luke.
De nada. Sempre ao dispor, amigo.
2. Qual a tua nacionalidade?
Sou casado.
3. Tens que idade?
16
4. Há quantos anos fazes saltos?
42
5. Quantos saltos fizeste na tua vida?
18 000
6. Com quantos anos começaste a saltar?
26
7. Qual o teu estado civil?
Sou norte-americano.
8. Tens filhos?
Olá, boa tarde.
9. Como te sentes neste momento?
Tenho um.
10. Muito obrigado pela entrevista, Luke.
Muito feliz!


C. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1. Qual foi a proeza histórica de Luke Aikins?

2. Que velocidade máxima atingiu?

3. Como foi amparada a queda quando chegou ao solo?

4. Durante quantos meses foi preparado este salto?

5. Com quem saltou Luke?

6. No local do salto estavam:

7. A primeira coisa que fez quando chegou ao solo foi abraçar quem?

8. Que outra ocupação tem ele?

9. Quem esteve na criação uma escola de para-quedismo?



D. Lê a definição da palavra, descobre-a no último parágrafo do texto e regista-a na grelha.

Palavra Definição
Minoria prestigiada constituída por aqueles que são considerados superiores./O que há de melhor numa sociedade ou num determinado grupo.
Fonte da definição: Dicionário Infopédia.





Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: