PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 13

Desmatação para cultivar caju é grande problema na Guiné-Bissau


texto13.png

Um dos ________(1) problemas nas florestas da Guiné-Bissau é a desmatação para a cultura do caju, que se fosse feita de forma ordenada, poderia triplicar a sua produção, disse hoje o engenheiro florestal guineense, Constantino Correia.


"Um dos grandes problemas que temos nas florestas na Guiné-Bissau, do meu ponto de vista enquanto técnico, ________(2) a desmatação para a agricultura, principalmente para a cultura do caju", disse.

Segundo o engenheiro guineense, ________(3) desmatadas "áreas enormíssimas, destrói-se a floresta e o mais preocupante é que nem se aproveita para lenha o produto da desmatação".

Constantino Correia falava ________(4) jornalistas no final da apresentação do "Diagnóstico sobre a situação de exploração de recursos florestais" ________(5) Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia, e executado pela organização não governamental guineense Tiniguena, hoje apresentado em Bissau.

"Quem sobrevoa a Guiné-Bissau, principalmente a parte costeira, tem a impressão que é um país verde, muito verde, o que nós vemos em parte é mangal e depois é o caju", sublinhou.

Salientando que não está contra o caju, o engenheiro defendeu, contudo, que as plantações devem ser feitas de forma "ordenada e organizada".

"Com espaço que temos de caju na Guiné-Bissau é possível duplicar, eventualmente triplicar a produção de caju", disse, explicando que as plantações devem ser feitas com espaço.

Para Constantino Correia, o caju tornou os guineenses "preguiçosos" e a população poderia beneficiar muito mais.

"As pessoas dizem que o caju e o nosso petróleo, mas o caju é a nossa gasolina que nos vai queimar se continuarmos a fazer o que estamos a fazer. Ainda estamos a tempo de arrepiar caminho e em conjunto pensar o país e não o que cada um pode ganhar de forma imediata e precária", alertou.

Fonte: www.noticiasaominuto.com (30/5/17)
----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

1. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. O que se destrói para cultivar o caju?


3. Com a ordenação das plantações de cajueiros a produção poderia aumentar até quantas vezes?


4. Que plantas constituem a mancha verde que se vê quando se sobrevoa a Guiné-Bissau?


5. Quem apoio financeiramente o diagnóstico de que se fala no texto?


6. Analisa a lista de oito hipóteses e indica o antónimo (palavra com sentido oposto) adequado para cada uma das seis palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. enormíssimas -
b. destrói-se -
c. final -
d. depois -
e. ordenada -
f. sem -


Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: