PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 12

Portugal forma agricultores guineenses ________(1) práticas para cultivar caju

Banana21.png

O professor português de agronomia Manuel Correia vai coordenar uma equipa de trabalho na Guiné-Bissau para formar 30 agricultores sobre as melhores práticas para o cultivo do caju, principal produto agrícola e de exportação do país ________(2).

 

Em declarações à agência Lusa em Bissau, Manuel Correia, antigo presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), disse que ________(3) coordenar uma equipa de trabalho que vai dar formação ________(4)  trinta camponeses que, por sua vez, vão enquadrar mil cultivadores do caju em três regiões.

O projeto ________(5) a duração de dezoito meses e os mil agricultores serão selecionados nas regiões de Oio e Cacheu, no Norte e Biombo no nordeste da Guiné-Bissau.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto de extensão rural, financiado pelo Banco Mundial, para ensinar os agricultores a lidar com a questão do envelhecimento dos cajueiros, pragas e também como utilizar melhor e rentabilizar os campos do cultivo.

Manuel Correia indicou que "a tarefa mais complicada será a da georreferenciação das áreas" que os mil agricultores ocupam para depois propor sugestões de mudanças de práticas de cultivo. O professor ligado ao Centro Português de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento - Instituto Superior de Agronomia, CENTROP-ISA, estima serem entre 1500 a 1800 hectares que vai ter que monitorar para determinar quais as medidas para a "grande questão do caju guineense, que é o envelhecimento das árvores".

Manuel Correia observou que em várias zonas da Guiné-Bissau existem cajueiros com mais de 25 anos, sendo que estas árvores "não servem para nada", precisou.

"A parte mais sensível do programa será sensibilizar, convencer os agricultores sobre a necessidade de se arrancarem os cajueiros velhos. O agricultor terá de perceber que um cajueiro com mais de 25 anos, não está lá a fazer nada", sublinhou o professor português, conhecedor da realidade agrícola guineense.

Além da questão do envelhecimento dos cajueiros, a equipa de Manuel Correia também vai  sensibilizar os agricultores guineenses sobre a necessidade da redução das plantas por hectare e desta forma melhorar a produção, disse.

"O ideal seria ter 80 a 120 cajueiros num hectare. situações em que vemos mais de 400 cajueiros num hectare", afirmou o professor português, observando ser fundamental "acabar com os matos de cajueiros e criar pomares a sério".

A ideia é levar o agricultor a perceber que, entre os cajueiros, pode e deve plantar outras culturas de alimento ou de renda, assinalando ser esta uma das armas para combater a pobreza e garantir a segurança alimentar no país.

Dados do Governo indicam que mais de 80 por cento da população guineense depende diretamente do cultivo do caju para subsistência.

fonte: https://observador.pt (12-9-18)
----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1.
Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Analisa cada afirmação e seleciona o botão com a resposta que te parecer certa:
  1. 2.1. Manuel Correia é ou foi presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento?
    1.   
    2.   
  2. 2.2. Em que linha do texto (2º parágrafo a seguir à imagem) podemos encontrar a justificação para a resposta 2.1?
    1.   
    2.   
    3.   
3. Quantos agricultores foram escolhidos para receberem formação da equipa portuguesa?
4. Depois de receberem a formação, qual vai ser a função atribuída aos agricultores que formados pela equipa portuguesa?
5. Qual era a duração prevista para o projeto de que fala a notícia?
6. Na segunda fase do projeto, os agricultores serão escolhidos em que regiões da Guiné?
7. Segundo o texto, quais as duas coisas que é preciso fazer com urgência para aumentar a produção nos pomares de cajueiros na Guiné-Bissau?
8. O Sr. Mamadu vive em Cacheu e tem um lindo pomar de cajueiros com 120 árvores por hectare. De acordo com as informações do texto, que conselho lhe darias?
9. Qual a frase do texto que mostra com clareza que o cultivo do caju é fundamental para a economia guineense?

10. Ao lermos o texto, ficamos com a ideia de que o professor português Manuel Correia conhece a Guiné-Bissau. Quais as duas passagens do texto que reforçam essa ideia?

Passagens do texto:

1. "a tarefa mais complicada será o da georreferenciação das áreas".
2. “Há situações em que vemos mais de 400 cajueiros num hectare".
3. “sublinhou o professor português, conhecedor da realidade agrícola guineense.”
4. “sensibilizar os agricultores guineenses sobre a necessidade da redução das plantas por hectare”.

11. Quem deu apoio financeiro ao projeto de que fala o texto?
12. Analisa a lista de 12 hipóteses e indica o sinónimo (palavra com o mesmo sentido) adequado para cada uma das nove palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. selecionados -
b. utilizar -
c. complicada -
d. mudanças -
e. perceber -
f. há -


Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: