PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 07

Timor-Leste fora dos países ________(1) da lista OCDE com melhorias a vários níveis


TimorLeste.png

Timor-Leste saiu do grupo de quase 60 países considerados em fragilidade, indicou hoje um relatório da OCDE, que aponta melhorias sustentadas em mitigação de conflitos, resiliência económica e fortalecimento institucional.


"A fragilidade em Timor-Leste diminuiu em ________(2) as dimensões, exceto a segurança, o que revelou um ligeiro aumento de fragilidade", destacado ________(3) última edição do relatório "Estados de Fragilidade", publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O documento registou que "notáveis declínios na fragilidade económica e ambiental contribuíram para a saída de Timor-Leste", com "investimentos sustentados ao longo do tempo na mitigação do conflito, no fortalecimento das instituições políticas e na construção de resiliência económica".

"Desde os resultados publicados no 'Estados de Fragilidade 2018', a fragilidade do país diminuiu em todas as dimensões, para além de um ligeiro aumento da dimensão de segurança", referiu a OCDE.

Além de Timor-Leste ________(4) do grupo Egito, Nepal, Malawi e Ruanda, tendo entrado, ________(5) ano, Nicarágua, Togo, Lesoto e Camboja, permanecendo três países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Guiné Equatorial, Moçambique e Guiné-Bissau.

Sobre o comportamento de Timor-Leste, o estudo notou que o progresso do país "sublinha o valor das abordagens conjuntas e informadas sobre o risco entre Governos e parceiros internacionais para direcionar e abordar as causas fundamentais da fragilidade e promover a paz a longo prazo e desenvolvimento".

Em relação à mobilização de recursos internacionais para apoiar o país, logo após o referendo de independência de 30 de agosto de 1999, a OCDE referiu que isso permitiu "uma suave transição da ajuda humanitária para o desenvolvimento, evitando lacunas nas atividades de reconstrução".

Com "planeamento conjunto, os atores humanitários, de desenvolvimento e de paz adotaram uma abordagem que visava as causas de fragilidade e funções e responsabilidades claras definidas entre as instituições envolvidas na reconstrução" pós-referendo.

"Embora Timor-Leste ainda enfrente desafios 20 anos após o fim do seu conflito e 15 anos depois da partida da missão da ONU, continua a fazer progressos no seu desenvolvimento sustentável objetivos e na manutenção da paz e estabilidade", indicou.

Entre os avanços, e numa referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o documento destaca progressos no pilar quatro, de educação, no oitavo, de trabalho e crescimento económico, no 16.º, de paz, justiça e instituições fortes e no 17.º, de parcerias.

Houve ainda melhorias moderadas noutros cinco ODS, com os progressos a estagnarem, porém, no primeiro pilar (pobreza), no quinto (igualdade de género), no nono (indústria, inovação e infraestruturas) e no 14.º (vida subaquática), e a cair no que toca ao pilar 15.º (vida na terra).

Fonte: www.noticiasaominuto.com, 18/09/20 (com pequenos ajustamentos).

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

1. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Em relação a Timor-Leste, esta notícia é:


3. Quais os três países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que continuam na lista dos países em estado de fragilidade?


4. Considerando a paz, estabilidade e crescimento económico, em que domínios houve progressos significativos em Timor-Leste?


5. Na redução da pobreza, houve progressos em Timor-Leste?


6. Timor-Leste visto à lupa!
Considerando os pilares apresentados na lista, clique na seta e escolha a avaliação adequada: Melhorou, Nem melhorou nem piorou, Piorou.

PILARES AVALIAÇÃO
1. educação
2. igualdade de género
3. vida na terra
4. justiça
5. vida subaquática
6. trabalho
7. instituições fortes
8. indústria

7. Retira dos dois últimos parágrafos do texto os antónimos (palavras com sentido contrário) das palavras seguintes e escreve-as nos espaços adequados.
a) recuos:
b) fracas:
c) exageradas:
c) progredirem:
c) Ășltimo:

Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: