PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 06

FIDA anuncia 22 milhões de euros para agricultura em São Tomé e Príncipe

STP.png

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola vai investir ________(1) setores agropecuário, florestal e pesqueiro de São Tomé e Príncipe ao longo dos próximos seis anos. Financiamento é de 22 milhões.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) anunciou ________(2) terça-feira um investimento de 25 milhões de dólares (22,3 milhões de euros) nos setores agropecuário, florestal e pesqueiro de São Tomé e Príncipe ao longo dos ________(3) seis anos.

A verba vai ser colocada à disposição do Programa de Apoio Participativo da Agricultura Comercial (PAPAC) e o financiamento foi anunciado durante a reunião de coordenação do FIDA com ________(4) parceiros para o setor da agricultura, pesca e desenvolvimento rural, realizada esta terça-feira na capital são-tomense.

“A nossa ambição é triplicar o custo do PAPAC e levar esse novo projeto a ________(5) orçamento de 25 milhões de dólares”, acrescentou Bernard Hein, responsável do FIDA, agência das Nações Unidas com sede em Roma, na capital de São Tomé e Príncipe.

Acrescentou que este financiamento visa “consolidar os resultados” ao nível da produção do cacau, apoios às cooperativas de pimenta e café, para “dar corpo aos resultados alcançados na ilha do Príncipe” e para “diversificar as fileiras para integrar o ananás, a baunilha, algumas culturas alimentares, incluindo a criação de aves domésticas e porcos”.

A reunião desta terça-feira, de coordenação com os parceiros, surge no âmbito da revisão estratégica ‘Fome Zero’ e do Plano Nacional de Investimentos da Segurança Alimentar e Nutricional do Governo são-tomense.

“Temos de avançar, temos de ser criativos e ousados, temos de lutar pela nossa visão de desenvolvimento do país e da nossa agricultura, pescas e desenvolvimento rural, disse, nesta reunião, o ministro Francisco Ramos.

O governante, com a tutela da Agricultura e Pescas, garante que o executivo pretende “reduzir progressivamente as importações”, para as substituir “por produtos locais e alargar a base produtiva através do aumento e diversificação das produções agrícolas, pecuárias e pesqueiras e das exportações”.

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, que discursou na abertura do evento, pediu a contribuição dos parceiros e quadros técnicos nacionais para encontrarem “uma terapia” para impulsionar a produção agrícola do país.

“Estamos todos aqui como um corpo de médicos a volta do paciente não só para diagnosticar, mas também pare encontrar terapia viável e sustentável”, disse Jorge Bom Jesus, considerando ser necessário “salvar a agricultura, salvar a economia” de São Tomé e Príncipe.

No evento foi apresentado um diagnóstico do setor agrícola, pecuário, pesqueiro e florestal, bem como da situação macroeconómica e social e os grandes eixos de intervenção no setor agropecuário, florestal e das pescas.

“É um exercício que exige mobilização de sinergias, busca das melhores soluções e das melhores práticas”, disse o governante.

O executivo pretende que este encontro se realize duas vezes por ano e acredita que até ao final da atual legislatura sejam dados “passos seguros” naquilo que considera de “revolução a fazer no setor” agropecuário.

O primeiro-ministro acredita que é possível o país tornar-se cada vez menos dependente do exterior e apelou os participantes deste evento para encontrarem mecanismos que facilitem o escoamento, exportação e internacionalização, ou pelo menos a regionalização, dos produtos nacionais.

Fonte: https://observador.pt, 04/02/2019 (com ligeiras adaptações)

----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2021
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

1. Clica na seta e escolhe opção adequada para completar cada espaço do texto (à esquerda).

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. O FIDA é:
3. Na data em que o texto foi escrito, o investimento em São Tomé:

4. Quais são as culturas que poderão receber apoio financeiro

5. Na data da publicação da notícia, Francisco Ramos era o ministro são-tomense de que ministério?

6. Que outro governante de São Tomé e Príncipe é referido no texto?

7. Qual o grande objetivo do Governo de São Tomé e Príncipe?

8. Lê atentamente a definição, descobre as palavras definidas nos dois últimos parágrafos do texto e escreve-as na grelha.

PALAVRAS DEFINIÇÕES
Reunião; agrupamento de duas ou mais pessoas.
Mudança rápida e profunda. /Reforma. /Transformação.
Que pode acontecer ou fazer-se. /Exequível; praticável.


9. Analisa a lista de nove hipóteses e indica o sinónimo (palavra com o mesmo sentido) adequado para cada uma das seis palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. próximos -
b. novo -
c. diversificar -
d. incluindo -
e. surge -
f. avançar -
g. reduzir -



Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: