PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 05

Cabo Verde reaproveita dessalinizadoras para responder à seca


Dessalinizacao.png

O Governo cabo-verdiano decidiu reaproveitar uma unidade de dessalinização, fora de serviço na ilha do Sal, devido ________(1) situação "crítica" no acesso a água para consumo doméstico e na agricultura irrigada na ilha de Santiago, devido à seca.


A decisão consta de uma resolução do Conselho de Ministros, de 14 de dezembro, à qual a Lusa teve hoje acesso, envolvendo uma unidade com capacidade para produzir 1200 metros cúbicos de água potável ________(2) dia, propriedade da empresa pública ELECTRA e que será adquirida para ser ________(3) ao serviço da também estatal Águas de Santiago.

"Embora mitigada pelo efeito das chuvas caídas neste ano, a situação mantém-se crítica em todas as ilhas, designadamente em Santiago, com mais de 50% da população residente no país, onde, para além dos caudais de muitos furos atingiram o limite da sua exploração, regista-se o problema da qualidade de água que ________(4) abastecida".

Na ilha de Santiago, os municípios mais ________(5) são Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal, São Miguel e São Domingos, "tradicionalmente servidos por água de origem subterrânea".

A compra do equipamento à ELECTRA será feita por cerca de 56,8 milhões de escudos (515 mil euros) através do orçamento do programa estatal de mitigação e de resiliência à seca em Cabo Verde, permitirá garantir a "continuidade do abastecimento público de água", estando prevista operação idêntica para outro equipamento do género armazenado na ilha de São Vicente, atendendo à aposta no investimento em equipamentos de dessalinização.

O Governo cabo-verdiano declarou em janeiro deste ano a situação de emergência hídrica, devido à seca acumulada nos últimos anos, admitindo neste período limitações temporárias ao consumo de água. A decisão foi então justificada com as "circunstâncias que o país enfrenta de extrema escassez de chuva" desde 2017, com "impactos diretos na saúde, na agricultura e na economia".

"Considerando que os volumes precipitados não tiveram recuperação no volume de água armazenado nos principais reservatórios do país e que a disponibilidade de água nessas infraestruturas não foi satisfatória", justifica-se ainda no texto da resolução que declarou a emergência.

No documento era referido igualmente que o "nível da disponibilidade hídrica subterrânea estimado se encontra abaixo do valor indicativo praticado pelas Nações Unidas, o que coloca o país numa situação de emergência hídrica" e que a "irregularidade da precipitação em Cabo Verde é agravada com situações frequentes de escassez hídrica para o consumo humano e uso na agricultura, o que justifica a necessidade urgente de adoção de medidas que permitam uma gestão adequada da água".

Fonte: www.noticiasaominuto.com, 18/12/20 (com pequenos ajustamentos).


----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

1. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. A unidade de dessalinização de que fala o texto é nova?


3. De quem a unidade de dessalinização?


4. Em que ilha está uma dessalinizadora semelhante à que vai agora ser comprada?


5. Há quantos anos dura a seca em Cabo Verde?


6. Analisa cada palavra (assinalada no texto com fundo cinzento) e assinala uma das opções: POSITIVA (se a palavra tem sentido positivo dentro do texto), NEGATIVA (se o sentido é negativo) ou NEUTRA (se a palavra não tem nem sentido positivo nem negativo).

a) seca
b) hoje
c) produzir
d) problema


7.Retira do último parágrafo do texto os sinónimos (palavras com o mesmo sentido) das palavras seguintes e escreve-as nos espaços adequados.

a) calculado:
b) põe:
c) utilização:
d) possibilitam:
e) correta:


Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: