PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 04

FAO em Moçambique defende resposta conjunta face à praga de gafanhotos que ameaça África Austral


Gafanhoto.jpg

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em Moçambique (FAO, na sigla ________(1)) defendeu hoje uma resposta conjunta entre os países da África Austral para fazer face à praga de gafanhotos na região, alertando para a sua rápida propagação.

Os "insetos deslocam-se muito rapidamente e ________(2) atravessar as fronteiras sem que ninguém perceba em menos de 24 horas. Portanto, ________(3) parte da coordenação regional é uma componente muito importante ________(4) travar a propagação", disse Hernâni Coelho da Silva, em entrevista à Lusa em Maputo.

Na África Austral, além de Maláui e Tanzânia, a praga do "gafanhoto vermelho" já afeta quatro distritos de duas províncias de Moçambique, nomeadamente Sofala e Niassa.

Após uma informação reportada pela FAO sobre a eclosão da praga em alguns países ________(5) região, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural moçambicano lançou em julho um "alerta máximo" para a região fronteiriça entre Moçambique e Maláui, avançando que a praga pode constituir perigo para a segurança alimentar.

As zonas de maior risco em Moçambique são os distritos de Buzi e Macanhelas.

Com uma capacidade reprodutiva muito alta, o peso médio do gafanhoto vermelho é de dois gramas e, por dia, o inseto consome a mesma quantidade de "tudo que é verde".

"Imagine se tivermos uma tonelada de gafanhotos vermelhos acumulados numa zona, eles podem comer as plantas em quantidades que seriam suficientes para alimentar 2500 pessoas. Temos de estar muito atentos e tomar medidas atempadas", frisou o representante da FAO em Moçambique.

Além de coordenar uma resposta regional face à praga, a FAO quer reforçar a capacidade técnica dos países e disponibilizar produtos necessários para a conter, mas é preciso prestar atenção às consequências para o ecossistema.

"Se forem utilizados produtos químicos que não são adequados a circunstância em que as pragas estão poderão afetar o ecossistema no seu todo. Portanto, a padronização da resposta e o conhecimento são muito importantes", declarou Hernâni Coelho da Silva.

A última praga que atingiu Moçambique data de 2010 e, pelo menos, 300 hectares de culturas diversas foram destruídas, um número consideravelmente baixo, tendo em conta que a praga chegou ao país num momento em que a colheita tinha sido feita.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio para fugir a fome.

"Perto de 66% da população vive nas zonas rurais e 90% dessa população depende da agricultura. Mas a nossa produtividade em Moçambique está ainda para além da média da produção em África", observou Hernâni Coelho da Silva.

Com as restrições impostas pelo novo coronavírus, a FAO teme que os esforços para reforçar a capacidade dos pequenos agricultores e apoiar o setor sejam severamente afetados.

Fonte do texto: https://www.rtp.pt/noticias, 14/8/20 (texto adaptado).
Imagem: www.rm.co.mz (11/11/20)


----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

1. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Em relação ao combate à praga de gafanhotos, a FAO defende que:


3. No momento em que a notícia foi escrita quantas províncias de Moçambique já tinham sido afetadas pela praga do “gafanhoto vermelho”?


4. Duas toneladas de gafanhotos podem comer o que daria para alimentar quantas pessoas?


5. Que meios devem ser usados para combater os gafanhotos?


6. Quantas pragas de gafanhotos atingiram Moçambique nos últimos 10 anos?


7. Que percentagem da população de Moçambique vive nas zonas rurais?


8. Quantos países africanos são referidos na notícia?


9. Analisa a lista de nove hipóteses e indica o antónimo (palavra com sentido contrário) adequado para cada uma das sete palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. ameaça -
b. rápida -
c. importante -
d. máximo -
e. maior -
f. muito -
g. tudo -


Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: